Indicadores de desempenho para analisar o crescimento da empresa

Ao montar o planejamento da empresa, como definirá se ele foi um sucesso ou fracasso? Bem, há uma forma clássica de se avaliar: através de indicadores de desempenho para empresas.

Os indicadores de desempenho empresarial são ferramentas essenciais para manter uma empresa atualizada quanto ao seu planejamento. Não só isso, pois também é importante para mudanças benéficas ao seu negócio.


Mas como definir indicadores de desempenho? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre a análise de indicadores!


O que são indicadores de desempenho?

“Uma gestão por indicadores de desempenho é fator importante para a empresa – significa mais decisões baseadas em números e menos em ‘achismo’.”

Os indicadores de desempenho são elementos de um plano que definem o que você espera alcançar e quando. Basicamente, é uma maneira de estabelecer “checkpoints” para o progresso de seu planejamento.

Dessa forma, é capaz de avaliar se seu planejamento está indo bem ou mal, ou seja, se está próximo de alcançar suas metas e objetivos. Por isso, numa análise de indicadores de desempenho, você encontra:

  • Uma medida;

  • Um alvo;

  • Uma fonte de dados;

  • E uma frequência de relatórios.

Essas métricas são comumente expostas num dashboard operacional, de forma que todos os colaboradores de uma empresa tenham acesso a elas!


Quais são os tipos de indicadores de desempenho?

Há diversos tipos de indicadores de desempenho, que atendem aos mais diversos propósitos. Contudo, eles podem ser encaixados em quatro categorias:

  1. Indicadores de desempenho de produtividade, que são focados no uso de recursos em relação a quantidade de entregas do processo. É comumente usado com os indicadores de qualidade, para entender se a entrega é bem feita;

  2. Indicadores de desempenho de qualidade, que são focados nos processos de produção. Por isso, verificam se os produtos/serviços estão sendo desenvolvidos corretamente;

  3. Indicadores de desempenho de capacidade, que são focados na quantidade máxima de entregas num período de tempo. Com isso, mede a eficiência do seu processo empresarial;

  4. Indicadores de desempenho estratégicos, que são focados na parte estratégica da empresa, verificando se ela está alcançando suas metas e objetivos.

Por que é importante contar com a análise de indicadores de desempenho?

A análise de indicadores é o que lhe permite fazer levantamento geral do panorama de sua empresa através da coleta, centralização e automatização dos dados. Com isso, você pode quantificar o resultado de diversas áreas do seu negócio.


Por exemplo, você pode avaliar a parte financeira, a parte de clientes, a parte de vendas, o setor operacional, o marketing, etc. Tudo pode ser medido através de uma gestão por indicadores de desempenho!

E quais indicadores de desempenho são utilizados no meio empresarial?


Quais são os indicadores de desempenho empresarial?

Há diversos exemplos de indicadores de desempenho nas empresas, cada um atendendo a um aspecto específico do negócio. Já viu antes os 4 grandes grupos de indicadores, mas é hora de se aprofundar nisso.

Veja agora o que compõe uma gestão por indicadores de desempenho!


Indicadores de vendas

Primeiro, é importante avaliar o desempenho de vendas da empresa. O quanto é vendido? O quanto é gerado de faturamento? Através dos indicadores de vendas, é possível revelar os reais números que uma empresa registra.


Aqui há dois exemplos de indicadores de desempenho:

  • Valor do ticket médio: indicador que deixa mais claro como funciona a dinâmica de vendas através do gasto médio por cliente;

  • Taxa de sucesso em vendas: indicador praticado através da relação entre quantidade de vendas fechadas e quantidade total de oportunidades abertas. É utilizado para reconhecer gargalos no funil de vendas.

Indicadores financeiros

Já indicadores financeiros são mais amplos que os indicadores de vendas e, principalmente, mais profundos. Por isso, são mais completos na relação entre gastos da empresa e retorno sobre investimento.


Aqui há três exemplos de indicadores de desempenho:

  • Rotatividade de estoque: é o indicador que mede a saúde do estoque através do total de vendas dividido pelo volume médio de estoque. Com isso, você descobre quanto tempo um produto fica parado;

  • Margem de lucro bruto: indicador que calcula a rentabilidade das vendas através do lucro bruto dividido pela receita total e depois multiplicado por 100;

  • Margem de lucro líquido: indicador que calcula quanto a empresa ganha para cada real que entra como receita, ou seja, lucro real. É calculado através do lucro líquido dividido pela receita total e depois multiplicado por 100.

Indicadores de clientes

Para qualquer empresa, é importante avaliar se os clientes estão comprando e, principalmente, se estão se mantendo com a empresa. Além disso, é interessante saber o quão capazes os clientes são de promover a marca.


Por isso, há três exemplos de indicadores de desempenho:

  • Número de cliente retidos: indicador que demonstra quanto dos seus clientes que já realizaram compras continuam comprando;

  • Net Promoter Score: indicador mais profundo que o anterior, que mensura o nível de lealdade do cliente à marca. Através de uma avaliação de 0 a 10, você define quem é um promotor da marca, figura neutra e detrator;

  • Market Share: indicador que demonstra sua participação percentual no seu mercado de atuação. Para ser descoberto, é levado em conta volume de vendas, número de clientes e faturamento.

Indicadores operacionais

Além de faturamento e vendas, é importante para uma empresa a análise de indicadores que definam a eficiência das operações internas. Afinal, qual é o tempo para cumprimento dos serviços? Qual é a satisfação dos funcionários?


Esses aspectos são levados em conta em dois exemplos de indicadores de desempenho:


  • Tempo de cumprimento do pedido: também chamado de Tempo de Ciclo do Pedido, é um indicador que mede o processo logístico em geral. É calculado por “(data/hora de entrega) menos (data/hora de realização do pedido)”;

  • Taxa de turnover: também chamado de Índice de Rotatividade, se trata da taxa média de saída de funcionários em relação ao número médio de funcionários em certo período.

Indicadores de marketing

Por fim, mas não menos importante, indicadores que indicam a qualidade do investimento feito em marketing. Aqui, a análise de indicadores de desempenho se volta mais ao meio digital. Por isso, o maior exemplo é o tráfego mensal de site.

Se você possui um canal de comunicação virtual, seu maior ativo é o tráfego, pois é a partir dele que você pode obter potenciais clientes. Ao ser capaz de medir o tráfego, você abre espaço para entender seu engajamento virtual.


Como definir os indicadores de desempenho para sua empresa?

Afinal, como escolher os indicadores de desempenho corretos para o negócio? Acontece que certos indicadores funcionam para você e outros não. Por isso, é importante pesquisar ao máximo por indicadores de desempenho.

Ao final, dentre todos que descobriu, defina quais são mais apropriados ao seu setor de atuação. Se aprofunde nessa parte e escolha aqueles que lhe ajudam a entender e atingir seus objetivos.


Posto dessa forma, a sua escolha se desenvolve dessa maneira:

1. Escolha geral de indicadores;

2. Escolha de indicadores por setor;

3. Escolha de indicadores apropriados para sua estratégia específica.


Qual é a real importância de se ter indicadores de desempenho para sua empresa? Bem, é através deles que você sabe se seu negócio está funcionando corretamente. Certos aspectos do negócio só são vistos através dessas métricas.


Por isso, os indicadores de desempenho são tão importante, sendo uma ferramenta-chave para qualquer gestor. Através deles, você pode direcionar a empresa para o caminho correto!

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