O poder da análise de dados

Atualizado: Ago 26

É fato que muitas empresas, desde muito cedo, mantém seus próprios sistemas de análise de dados, sejam eles arcaicos ou tecnológicos. É através desse tipo de análise é possível estabelecer padrões e corrigir falhas.



O COVID-19, fez com que a análise de dados se tornasse ainda mais importante: muitas empresas viram seus problemas expostos e sem ter como resolver. Isso porque uma análise eficaz traria respostas mais rápidas e assertivas.


O coronavírus nos apresentou um mundo diferente. Chegou a hora de reinventar negócios, modelos e ideias. Quem manteve a análise de dados e sabia do perfil da empresa, conseguiu se segurar e criar novas estratégias para o seu negócio. O empresário que deixou de lado, acabou se perdendo pelo caminho.


Mais do que nunca, a #tecnologia virou parte do nosso dia a dia, até mesmo para pessoas que só sabiam utilizar papel e caneta. A análise de dados aliada a uma boa ferramenta é sem dúvida uma estratégia que mantém empresas ativas e traz novas oportunidades.


O que é análise de dados?


Primeiro, precisamos definir o que são os dados da empresa. Planilhas, documentos, fluxo de clientes, descrição de produtos, e muitos outros aspectos da empresa podem ser considerados dados. Só que tudo isso, se colocado separadamente, sem comparações e análises, acaba sendo apenas números jogados.


Com a ajuda da tecnologia, que compara esses dados, assimila os mais importantes e transforma em comparativos importantes, é possível fazer uma análise precisa. Existem sistemas que fazem todo o trabalho para a empresa, que passam a possuir todas as informações importantes de todas as áreas, principalmente os resultados.

Os tipos de análise

Para que análise aconteça, as empresas especializadas organizam em um ou mais dashboards informações inerentes ao negócio, onde é possível facilmente apontar as principais falhas, possíveis erros futuros ou resultados de uma determinada área. Para alguns modelos de negócios, a análise de dados é primordial, veja alguns exemplos:

Indústrias

Para este setor, é imprescindível ter um bom dashboard como apoio diário, principalmente na área de transporte e logística da indústria ou fábrica. Com a análise detalhada de dados, é possível estabelecer limites com gastos e organizar todo o setor logístico, com ele, por exemplo, é possível fornecer a frequência e a quantidade de entregas.

Bancos e serviços financeiros

É óbvio que a tecnologia transformou, há muito tempo o jeito que movimentamos o dinheiro. Pouquíssimas coisas são fornecidas ao cliente no papel, só o primordial mesmo, com os extratos e comprovações de transferências, por exemplo.

A análise de dados internos para um serviço utilizado por tanta gente é simplesmente o que faz tudo se manter útil e prático. Esses sistemas podem rastrear fraudes, calcular riscos e indicar dados de clientes definidos por padrões.

Vendas

O dashboard para empresas que dependem das vendas é importante. No painel de controle, o sistema consegue calcular as vendas de todos os departamentos, por exemplo. Sempre em mãos, o gestor de operações poderá conferir o desempenho e lucro, além de gráficos específicos de acordo com os aspectos escolhidos para serem analisados.

O que muda com a análise de dados

O poder na análise de dados pode ser visto de diversas maneiras, principalmente quando ela possibilita a previsão de problemas. Uma ferramenta consistente, que atenda a empresa é uma excelente solução para a organização e controle dos setores da empresa. Veja mais sobre o poder da análise de dados.

Poder de decisão

Com dados em mãos, decisões rápidas podem ser tomadas evitando prejuízos. Empresas que tiveram que se reinventar por causa da pandemia, com toda certeza já possuíam em mãos as armas para mudar o jogo graças a análises de dados.

Poder de estratégia

Não são apenas dados, espalhados em gráficos e barras numéricas. São respostas para os problemas da empresa. É só através dessas respostas que será possível redesenhar estratégias ou criar novas. A ideia da análise não é limitar gestores em alguns números, mas sim dimensioná-los para assim, expandi-los.


Poder da tecnologia

Inserir a empresa, seja de qualquer segmento no contexto da tecnologia da informação traz muitos ganhos. Se aproximar de tecnologia em tempos de “novo normal”, onde os clientes precisam estar longe fisicamente coloca o seu negócio em outro patamar. Esses sistemas modernizam todos os outros e carregam mais ideias tecnológicas consigo, como a automatização de outros setores e rapidez para cumprir tarefas.

Poder de ideias

A qualidade dos dados, junto com a clareza só expande o leque de ideias para que o negócio cresça. Sabendo até onde pode-se chegar através da análise de dados, é possível oferecer a gestores e funcionários aberturas para criatividade e novas possibilidades de ganhos.

As respostas da análise de dados


É claro que números e gráficos não terão, de forma clara, todas as respostas. A análise desses dados é que irá trazer para a gestão o caminho para ser seguido, por isso, é importante investir em educação dos líderes e funcionários para que essa engrenagem funcione da melhor forma possível.


As respostas virão até todos os dados serem analisados, seja por especialistas da empresa ou por sistemas preparados para isso, como os dashboards. Pesquise o que seria ideal e avalie se a empresa tem material humano para se dedicar as métricas.


10 visualizações

© 2020 por XPBOARDS. Um produto LongView. Todos os direitos reservados. Política de privacidade