Saiba mais sobre gestão de dados através de dashboards com a XPBoards

A gestão de dados é essencial para empresas, seja pequena ou grande indústria, sendo fator competitivo. Contudo, melhor do que a gestão de dados, é a simplificação dos dados para que alcance todos os colaboradores de uma empresa.


Afinal, imagine que milhares de dados brutos se transformem em informações prontas para colaborar numa tomada de decisão? Essa é a ideia por trás dos dashboards da XPBoards.


Prossiga com a leitura e confira a importância do gerenciamento de dados aplicado no meio digital!


Antes de tudo, o que é gestão de dados?

“Informações são o ativo mais precioso de qualquer empresa. Ao conseguir interpretá-las, você pode tornar sua tomada de decisões mais assertiva.”

A gestão de dados se trata da administração de dados ao longo de seu ciclo de vida, ou seja, da obtenção dele até descarte. Dessa forma, lida com o dado enquanto ativo útil nos níveis estratégico, tático ou operacional.


Por isso, é diferente da gestão de informação, pois essa lida com a combinação de dados que gera uma informação. Sendo assim, trabalha mais com a “porta de saída” dos dados.

Posto dessa maneira, a gestão de dados para negócios aborda a identificação, classificação, garantia de qualidade, armazenamento, desenvolvimento e controle de acesso. Por fim, se conclui na governança dos dados.


E qual é a importância do gerenciamento de dados ao negócio?

A importância do gerenciamento de dados pode ser resumida em uma palavra: facilidade. Ao organizar e devidamente armazenar seus dados, como projetos, balanços financeiros, prospecções, etc, mais facilmente seus colaboradores os encontram.

Com isso, acontece para sua empresa:


  • Aumento do volume de dados, pois você consegue administrar várias fontes deles;

  • Alinhamento das ações de TI com estratégias empresariais;

  • Áreas de uma empresa mais conectadas e sincronizadas;

  • Otimização dos dados para uso ágil.

Contudo, todas essas vantagens da gestão de dados para negócios só são sentidas numa boa ferramenta. Essa ferramenta deve ser capaz de se conectar com diversas fontes de dados de uma só vez e criar um painel digital com essas informações.


Nesse caso, essa ferramenta é o dashboard de gestão da XPBoard!


O que é um dashboard de gestão?

De forma a melhor interpretar as informações de uma empresa, a melhor opção é um painel digital onde são apresentadas informações, indicadores e métricas. Estamos falando do dashboard comercial.

Esse painel é construído a partir da base de dados de uma empresa, selecionando as informações mais relevante para a estratégia e gestão empresarial. Um dashboard como o da XPBoards possui um sistema user-friendly que permite isso.

Como assim? Basicamente, você pode arrastar e soltar tabelas para criar um dashboard personalizado e com as informações que considera mais impactantes. Por exemplo:

  • Retorno sobre o investimento em estratégias e projetos;

  • Número de vendas;

  • Performance das suas equipes;

  • Taxas de turnover;

  • Etc.

Todos esses dados são simplificados para alcançar a todos os colaboradores, se tornando acessíveis numa única tela em tempo real.


Quais são as vantagens de um dashboard comercial?

  • Otimiza a tomada de decisões ao centralizar toda as informações relevantes para o negócio numa única tela;

  • Auxilia na integração das equipes ao distribuir as informações em painéis digitais de leitura intuitiva. Com isso, todos tem acesso à informação;

  • Reduz riscos ao oferecer informações atualizadas e confiáveis e ao permitir identificação de possíveis riscos e tendências negativas;

  • Identifica oportunidades ao permitir uma visão global da empresa, possibilitando um número maior de insights por parte de todos na empresa.

Quais são os tipos de dashboard de gestão?

Ter um painel digital como o dashboard comercial é uma vantagem competitiva, pois você pode atender a diversos aspectos de uma empresa: operacional, tático e analítico. Além disso, dashboards podem ser personalizados com métricas e processos específicos.

Mas de qualquer forma, quais são os tipos de dashboard?


Dashboard operacional

Um dashboard operacional concentra em seu painel informações relacionadas às operações e processos de uma empresa. Por exemplo, nesse dashboard é possível encontrar gargalos e outros problemas operacionais.

Com isso, esse tipo propõe a otimização dos processos operacionais da empresa.


Dashboard tático

Também chamado de dashboard executivo, é um painel que apresenta dados e indicadores úteis para gestores. Não só isso, pois permite que tais informações sejam apresentadas em tempo real, de forma a evita erros na tomada de decisões.

Um dos exemplos de utilização do Dashboard tático é o Balanced Scorecard, uma das metodologias específicas que a XPBoards aborda!


Dashboard analítico

Também chamado de dashboard estratégico, se trata da gestão de dados para negócios com foco no monitoramento de indicadores e dados ao longo prazo. Dessa forma, atende objetivos de longo prazo definidos pela empresa.

É um dashboard que permite o reconhecimento de tendências, sejam impactos negativos ou positivos. Aliás, é possível notar a queda de desempenho em certas áreas de uma empresa!

E isso é oferecido nos dashboards da XPBoards!


O que são os dashboards da XPBoards?

O que são os dashboards oferecidos pela XPBoards? Se tratam de painéis digitais que atendem aos mais diversos propósitos e às mais diversas empresas. A tecnologia da XPBoards permite a simplificação da conexão aos mais diversos endpoints.

Com isso, há fácil captura de dados que se transformam em informações que podem ser exibidas em:

  • Tablets;

  • Televisores;

  • E computadores.

Através de nosso produto, você é capaz de criar dashboards personalizáveis que exibam informações relevantes ao gestor e outros colaboradores. Melhor, essa captação e exibição de informações ocorre em tempo real.

E isso ocorre sem preocupação com complexidades de infraestruturas de TI e desenvolvimento de softwares!


Quais são as vantagens da apresentação de dados com dashboard XPBoards?

  1. Flexível: dashboards da XPBoards são 100% personalizáveis, atendendo ao design e distribuição de informações coerentes com a empresa;

  2. User-friendly: é possível construir facilmente seu dashboard personalizado, bastando “arrastar e soltar” as tabelas;

  3. Diversos Cards: apresenta diversos modelos de gráficos, mídias, textos, painéis e até calendários para composição dos dashboards;

  4. Compacto: através dos dashboards da XPBoards, você se conecta com diversas fontes de dados de uma única vez;

  5. De baixo custo: ao agregar diversas informações de uma só vez, permite um custo menor para a empresa.

Quais são as utilizações práticas dos dashboards de gestão da XPBoards?

“Sendo totalmente personalizável e flexível, os dashboards da XPBoards conseguem atender a vários segmentos de mercado!”

Como dito antes, os dashboards da nossa empresa atendem à qualquer negócio e propósito, sendo facilmente ajustáveis. Por isso, é possível encontrar painéis de vendas, de marketing digital e até Balanced Scorecard.


Além disso, atendem a mercados como:

  • Varejo;

  • Saúde;

  • Indústria;

  • Serviços financeiros;

  • Pesquisa de mercado;

  • Meios de comunicação.


Seguem alguns exemplos de apresentação de dados com dashboard!


Dashboard para área da saúde

Por meio desse dashboard de gestão, é possível monitorar a eficiência de novos tratamentos e atendimentos desde a entrada do paciente. Somado a isso, é possível identificar número de leitos vagos e de consultas realizadas.


Dashboard para a indústria

Através do dashboard de nível industrial, pode-se contar com métricas e indicadores específicos para a indústria. Alguns exemplos são:

  • Tempo de fabricação;

  • Índice de desperdício de materiais;

  • Etc.

Além disso, o dashboard industrial permite o cruzamento de dados de áreas diferentes na mesma indústria. Com isso, você pode identificar a causa de certos problemas e monitorar eficientemente suas operações.


Dashboard para serviços financeiros

Os dashboards da XPBoards também permitem um maior controle financeiro, podendo avaliar as margens de lucro, ativos disponíveis e dívidas vigentes. Com isso, se cria um maior panorama financeiro.


Dashboard para projetos

Por fim, o dashboard é ideal para monitoramento da execução de projetos, não importa o tipo. Todas as informações ficam fixadas numa única tela, distribuída por diversos aparelhos em sua empresa!


Por que escolher o dashboard da XPBoards para sua gestão de dados?

No nosso atual mercado, é importante que o gerenciamento de dados seja rápido e eficiente. No entanto, mais do que isso, também precisa ser assertivo, ou seja, já estar pronto para ser utilizado na prática.


Escolhendo agora o dashboard da XPBoards para auxiliar na gestão de dados, você otimiza a transformação deles em informações relevantes. Ao distribuir informações com eficiência, seu negócio se torna mais sólido no longo prazo – confira agora!

© 2020 por XPBOARDS. Um produto LongView. Todos os direitos reservados. Política de privacidade